O quê?!?
Sim…muitas bebidas alcoólicas contém produtos de origem animal!
O uso de produtos derivados de animais na produção de bebidas alcoólicas é razoavelmente difundido, não porque não existam alternativas, mas porque tradicionalmente sempre foram usados e praticamente não existem reclamações por parte dos consumidores.
Cervejas
A cerveja é uma bebida que resulta da fermentação alcoólica por uma levedura seleccionada, de um mosto obtido a partir de matérias primas vegetais, mas às quais se adicionam matérias auxiliares e ou auxiliares tecnológicos (substâncias usadas intencionalmente para desempenhar uma dada função tecnológica durante a obtenção, tratamento ou transformação de matérias-primas, géneros alimentícios ou seus ingredientes, que pode ocasionar a presença involuntária, mas inevitável, de resíduos ou de seus derivados no produto acabado), que, por vezes, são derivados de animais.
Regra geral, as cervejas acondicionadas em barris são clarificadas com “isinglass“, que em português será algo como “cola de peixe”. Essa cola de peixe é uma forma de gelatina muito pura que se obtém a partir das bexigas de alguns peixes de água doce, especialmente do esturjão. As refinações aceleram o processo que de outra forma ocorreria naturalmente. No entanto, as cervejas em barris, em lata e algumas engarrafadas são já frequentemente filtradas sem o uso de qualquer substância animal. O único ingrediente possivelmente derivado de animal usado na produção de cervejas de barril é o E471. As refinações derivadas de animais continuam, contudo, ainda a ser usadas em todas as cervejas de produção Guinness e Bass. Por sua vez, as cervejas sem álcool são geralmente filtradas a frio, embora algumas podem envolver o uso de “cola de peixe”.
Vinhos
Algum vinho, após a fermentação, é refinado usando um dos seguintes produtos de origem animal, quer para clarificar, filtrar ou “afinar”:
. sangue
. gelatina
. claras de ovo
. cartilagens
. vísceras
. vesículas de peixes
Calma! Hoje em dia, mesmo nas grandes superfícies já é possível encontrar algumas marcas de vinhos sem nada destes ingredientes.
Alguns exemplos de outras bebidas alcoólicas:
Martini Rosso e Campari, assim como outras bebidas vermelhas, não são veganas por causa do E120
(veja o que é o E120 aqui http://selva.pt/cochonilha/) que é usado na produção da bebida.
Outro aspecto a ter em conta é que a algumas bebidas pode ser adicionado açúcar refinado.
Algumas marcas ainda usam ossos de bovinos no processo de refinamento.